Síndrome de sensibilidade química múltipla (SQM)
Doenças
Síndrome de sensibilidade química múltipla (SQM)
Esta síndrome caracteriza-se pela presença de sintomas como alergias, dificuldades respiratórias, ardores, fadiga, náuseas, enjoos, desmaios, alterações cardiovasculares, etc., que se produzem e/ou se exacerbam na presença de substâncias químicas.
Nestes pacientes, o nível de tolerância perante estas substâncias químicas diminui com a passagem do tempo e o aumento da exposição. Muitos deles se vêem impossibilitados de levar uma vida normal. Existe uma relação direta entre a exposição a produtos químicos e o desenvolvimento da síndrome e a gravidade dos sintomas.
PRODUTOS QUÍMICOS COMO
- Produtos de laboratório.
- Sabões ou colónias.
- Detergentes ou produtos de limpeza.
- Monóxido de carbono.
- Gasolina.
- Pesticidas.
- Solventes orgânicos.
Existe igualmente uma sensibilização central que gera respostas constantes, independentemente da presença ou da ausência de um estímulo. A maioria dos pacientes com SQM apresentam sintomas comuns a doenças como a Fibromialgia, a Síndrome de Fadiga Crónica ou a Síndrome do Intestino Irritável, entre outras. Por este motivo, englobar esta doença dentro da Síndrome de Sensibilidade Central é muito importante para o diagnóstico e o tratamento correto destes pacientes.