Diagnóstico
Teste de Medição da Histamina (TMH)
Teste imunológico celular que mede a ativação e sensibilização frente a antigénios alimentares, pneumonoalérgenos e substâncias químicas.
A Síndrome de Sensibilidade Central é uma patologia complexa, que implica a participação dos sistemas imunológico e endócrino, e do sistema nervoso central. Quando existe uma alteração da permeabilidade intestinal, produz-se uma entrada de alérgenos alimentares, os quais podem gerar uma resposta imunológica alterada. Produz-se então uma desgranulação dos mastócitos e dos basófilos, que libertam mais de 30 substâncias imunoativas, imunomoduladoras e inflamatórias. Uma das substâncias libertadas é a histamina, a qual se mede neste teste.
O TMH consiste em incubar o sangue do paciente com diversos antigénios alimentares. Os mastócitos sensibilizados para determinados alimentos desgranular-se-ão, libertando os seus mediadores, entre os quais se encontra a histamina. A histamina libertada mede-se através de um ensaio colorimétrico.
Este teste requer o uso de alérgenos naturais, assim como uma correta standardização dos mesmos. Os resultados obtidos analisam-se mediante uma curva standard com quantidades conhecidas de histamina. Também é essencial conhecer o conteúdo total de histamina dos mastócitos, e a sua libertação basal na ausência de antigénios alimentares. Os resultados expressam-se em função dos valores de libertação basal de histamina.