Tratamento
Células-mãe
As células-mãe mesenquimais adultas são células que se podem obter dos próprios tecidos dos pacientes, e que possuem múltiplas propriedades, o que faz com que cada vez se utilizam mais para o tratamento de diversas doenças.
Estas células podem ser obtidas da medula óssea, do tecido adiposo e mesmo do sangue periférico. São células que se podem isolar dos tecidos mencionados, expandir-se em cultivo, e também congelar para o seu uso posterior.
As propriedades que as tornam tão úteis no tratamento de múltiplas patologias são:
- Multipotência, ou capacidade para se diferenciarem de vários tipos de tecidos.
- Propriedades imuno-moduladoras, ou de regulação do sistema imunológico.
- Capacidade migratória ou de chegar a múltiplos tecidos do organismo.
- Efeitos parácrinos, ou de comunicação com outras células do organismo, e de lhes enviar sinais.
- Segurança da sua utilização. Por enquanto, as células mesenquimais utilizam-se no tratamento de um número cada vez maior de doenças de tipo degenerativo e inflamatório, e de doenças autoimunes.
O protocolo de tratamento consiste em obter uma amostra de tecido dos pacientes onde se encontram estas células, isolá-las e tratá-las, e finalmente injetá-las por via intravenosa ou intramuscular.
Existem atualmente cada vez mais ensaios clínicos, realizados em diferentes partes do mundo, que demonstram a utilidade das células-mãe mesenquimais no tratamento dos sintomas da Fibromialgia e da Síndrome de Fadiga Crónica.